AGRICULTURA FAMILIAR E SUSTENTABILIDADE



Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 visa a aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focalizando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.
O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.  O AIAF 2014 vai promover uma ampla discussão e cooperação no âmbito nacional, regional e global para aumentar a conscientização e entendimento dos desafios que os pequenos agricultores enfrentam e ajudar a identificar maneiras eficientes de apoiar os agricultores familiares.
POR QUE A AGRICULTURA FAMILIAR É IMPORTANTE?
  • A agricultura familiar e de pequena escala estão intimamente vinculados à segurança alimentar mundial. 
  • A agricultura familiar preserva os alimentos tradicionais, além de contribuir para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
  • A agricultura familiar representa uma oportunidade para impulsionar as economias locais, especialmente quando combinada com políticas específicas destinadas a promover a proteção social e o bem-estar das comunidades. 
O QUE É AGRICULTURA FAMILIAR?
A agricultura familiar inclui todas as atividades agrícolas de base familiar e está ligada a diversas áreas do desenvolvimento rural. A agricultura familiar consiste em um meio de organização das produções agrícola, florestal, pesqueira, pastoril e aquícola que são gerenciadas e operadas por uma família e predominantemente dependente de mão-de-obra familiar, tanto de mulheres quanto de homens. 
Tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento, a agricultura familiar é a forma predominante de agricultura no setor de produção de alimentos.
Em nível nacional, existe uma série de fatores que são fundamentais para o bom desenvolvimento da agricultura familiar, tais como: condições agroecológicas e as características territoriais; ambiente político; acesso aos mercados; o acesso à terra e aos recursos naturais; acesso à tecnologia e serviços de extensão; o acesso ao financiamento; condições demográficas, econômicas e socioculturais; disponibilidade de educação especializada; entre outros.
A agricultura familiar tem um importante papel socioeconômico, ambiental e cultural.

FATOS E NÚMEROS
  • Existem mais de 500 milhões de propriedades agrícolas familiares
  • Eles representam mais de 98% das explorações agrícolas
  • Eles são responsáveis por, pelo menos, 56% da produção agrícola em 56% da terra
Agricultores familiares também trabalham em uma parcela significativa das terras agrícolas mundiais. Médias regionais são:
  • 85% na Ásia
  • 62% na África
  • 83% nas Américas do Norte e Central
  • 68% na Europa
  • 18% na América do Sul

Mensagens principais

A agricultura familiar é a forma predominante de agricultura tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento
Há mais de 500 milhões de propriedades agrícolas familiares no mundo.
Suas atividades rurais são geridas e conduzidas por uma família e contam predominantemente com mão de obra familiar.
Elas variam de agricultores de pequena e média escalas a povos indígenas, comunidades tradicionais, pescadores, pequenos pecuaristas, coletores e muitos outros grupos, em várias regiões e biomas pelo mundo.
Os agricultores familiares são uma parte importante da solução por um mundo livre da pobreza e da fome
Em muitas regiões, eles são os principais produtores dos alimentos consumidos diariamente em nossas refeições.
Mais de 70 por cento da população que sofre com insegurança alimentar vivem nas áreas rurais da África, Ásia, América Latina e Oriente Próximo. Muitos deles são agricultores familiares, especialmente pequenos agricultores, com pouco acesso a recursos naturais, políticas e tecnologias. 

 Evidências mostram que os agricultores familiares menos favorecidos podem rapidamente explorar seu potencial de produtividade quando políticas adequadas são implementadas.
Facilitar o acesso a terra, água e outros recursos naturais e implementar políticas públicas específicas para os agricultores familiares (crédito, assistência técnica, seguro, acesso a mercados, compras públicas, tecnologias adequadas) são elementos fundamentais para aumentar a produtividade agrícola, erradicar a pobreza e alcançar a segurança alimentar mundial.
A agricultura familiar contribui para o desenvolvimento sustentável
Os agricultores familiares empregam sistemas agrícolas baseados na diversificação de culturas e preservam produtos alimentícios tradicionais, contribuindo tanto para uma dieta balanceada quanto para preservar a agrobiodiversidade mundial. 

Os agricultores familiares estão inseridos em redes territoriais e culturas locais e gastam sua renda principalmente nos mercados locais e regionais, gerando muitos empregos no setor agrícola e fora dele.
Os circuitos locais de produção e consumo baseados em agricultura familiar têm um importante papel a desempenhar no combate à fome, especialmente quando ligados a políticas de proteção social que abordem as necessidades das pessoas vulneráveis. 

O Ano Internacional da Agricultura Familiar
Todas as características acima fazem com que os agricultores familiares tenham um potencial único de avançar para sistemas alimentares mais produtivos e sustentáveis, se tiverem o apoio das políticas adequadas neste caminho.
O AIAF nos oferece uma oportunidade clara de realçar o papel estratégico dos agricultores familiares no desenvolvimento agrícola e rural e fortalecer suas capacidades. 

Os governos podem mostrar seu compromisso político elaborando enquadramento jurídico, instituições e políticas para os agricultores familiares.
Estabelecer plataformas para o diálogo sobre políticas com as organizações de agricultores familiares, a fim de criar um consenso, bem como elaborar e implementar políticas efetivas, é um dos principais objetivos do AIAF.
A cooperação internacional pode fomentar o diálogo sobre políticas entre todos os envolvidos e ajudar a estabelecer soluções concretas e sustentáveis.
______
Fonte:



Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.