Postagens

Mostrando postagens de Junho 20, 2010

ELES RESISTEM

Imagem
Índios
Foto: Ricardo Stuckert
A população indígena já aumenta 3,5% ao ano, mas etnias como a dos ianomâmis
não estão ainda fora de risco

Depois de séculos de extermínio,
a população indígena volta a crescer

Bruno Paes Manso

Os 2,06 metros de altura do índio Mengrire causaram alvoroço entre os brasileiros quando os índios kranhacarore foram fotografados pela primeira vez na Amazônia na década de 70. Na época, esses índios gigantes eram perto de 600, vivendo à beira dos igarapés em uma floresta fechada ao longo da Serra do Cachimbo, no Pará e no Mato Grosso. Na aproximação, houve troca de presentes e abraços amistosos. Em 1975, 90% da tribo estava morta. O desfecho feliz da triste história dos panarás (pronome nós), como eles chamam a si mesmos, reflete as boas novas sobre a atual situação dos índios brasileiros. A tribo, que definhou e chegou a ter apenas 79 membros, hoje está quase três vezes maior. Em melhores condições de vida, os panarás recuperaram a auto-estima, reintroduziram os a…

Água e Turismo

Imagem
Praia em Mosqueiro - Verão/2009
Fonte:diariodopara.com.br

Podemos reconhecer três grandes domínios na superfície do planeta. O maior deles é a talassosfera, a esfera formada pelas águas marinhas. A segunda é a epinosfera, constituída pela terra firme. A terceira é a limnosfera, reunindo os ecossistemas aquáticos continentais superficiais e subterrâneos.
Podemos reconhecer três grandes domínios na superfície do planeta. O maior deles é a talassosfera, a esfera formada pelas águas marinhas. A segunda é a epinosfera, constituída pela terra firme. A terceira é a limnosfera, reunindo os ecossistemas aquáticos continentais superficiais e subterrâneos.
Há quem diga que a Terra deveria chamar-se planeta Água, já que 70% da sua superfície é dominada pelos oceanos. Em termos de área, de fato, a água é soberana. Em termos de volume e de massa, porém, as rochas duras e fragmentadas em diversos graus prevalecem. Sob a mais profunda fossa abissal existe rocha de alguma forma.
Sabe-se também que a água …

Projeto estuda acervos sobre a história da Amazônia

Imagem
Serra Pelada - Pará
imagem: visionbresil.wordpress.com

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA) apresentou em uma Conferência de Imprensa, no dia 29 de maio de 2010, o Projeto: “Amazônia em Transformação: História e Perspectiva”, coordenado pela antropóloga Maritta Koch-Wesser, presidente do Earth3000 (www.earth3000.org) e ex-diretora do Banco Mundial. O objetivo do acervo é o de preservar, coletar e catalogar informações sobre a história da Amazônia, relatando os acontecimentos que a transformaram durante os últimos 50 anos, além de salvar grandes processos de evolução sobre a floresta.
O trabalho primordial de Maritta é buscar, junto a empresas, agências e institutos, re-latórios e arquivos que ficaram guardados e até mesmo esquecidos por muitas destas instituições. A antropóloga afirmou que esses arquivos vão ajudar a guardar a memória ameaçada da Amazônia, e existem muitos mapas guardados em acervos privados, que dificilmente seri-am achados em bibliotecas …

PTB entra na aliança em apoio à reeleição de Ana Júlia

Confirmado.
Martelo batido.
Parada resolvida.
Decidida.
O PTB do prefeito Duciomar Costa entra na aliança de apoio à reeleição da governadora Ana Júlia.
O acordo foi selado hoje de manhã, num encontro a que estiveram presentes, entre outros, o prefeito e a governadora.
As benesses para o PTB, decorrentes da composição, ainda não foram decididas.
Mas se-lo-ão (toma-te!) em breve.
Fonte: Blogdoespaçoaberto

Biodiversidade planetária

Imagem
Caramujos no substrato da Praia do Ariramba, Mosqueiro, Belém/Pa
Imagens:http://www.blogpedroleao.blogspot.com/

Segundo o artigo 2 da Convenção da Diversidade Biológica, biodiversidade ou diversidade biológica significa “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”.

A biodiversidade é responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas. Suas funções ecológicas ainda estão sendo melhor compreendidas, mas considera-se que ela seja responsável pelos processos naturais dos ecossistemas e espécies que sustentam as formas de vida e transformam a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida.

Atualmente, em torno de dois milhões de espécies já foram identificadas no planeta, mas o número exato de espécies ainda é desconhecido. Es…

E se... a Amazônia for destruida ?

Imagem
Ilha do Mosqueiro - Foto de Vanny Silva/2008


Se, de acordo com o chamado "efeito borboleta", um evento tão pequeno quanto o bater de asas do pequeno inseto pode levar a um desastre natural no outro lado do mundo, imagine a destruição dos 7 584 421 km2 da Amazônia. De cara, teríamos uma diminuição de 30% da biodiversidade mundial. Morreriam 40 mil espécies de plantas, das quais 30 mil são endêmicas, ou seja, não existem em outro lugar do mundo. Além disso, pelo menos 1 000 espécies de aves e outras centenas de espécies de peixes estariam ameaçadas de desaparecer da face da Terra.

Isso sem falar das conseqüências climáticas. "Quando se remove a floresta, removem-se partículas que atuam na condensação das nuvens, o que diminui a precipitação", diz Paulo Artaxo, do Instituto de Física da USP. A falta de chuva atingiria todo o país mas, segundo José Maria Cardoso da Silva, pesquisador da ONG Conservação
Internacional, a seca afetaria mais drasticamente as regiõ…

Vamos lá, Brasil !!!

Imagem