ARTIGOS E TRABALHOS CIENTÍFICOS SOBRE MOSQUEIRO


1-                 ALCIR DE VASCONCELOS ALVAREZ RODRIGUES. Narrativas orais da Ilha de Mosqueiro: memória e significado, Belém, 2006, Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação “lato sensu” do Centro de Ciências Humanas e Educação da UNAMA, como requisito para obtenção do título de Especialista em Língua Portuguesa e Análise Literária.
2-                 Alba Lucia Ribeiro Raithy et al. Distribuição espacial e potencial risco de esquistossomose na Ilha do Mosqueiro, município de Belém, Pará, Brasil.
3-                 Brandão, E.J.C.; Conceição, M.F.C.; Lírio, A.; Maneschy, M.C.A. Perspectiva para o desenvolvimento sustentável no arquipélago de Belém / Pa : O caso dacomunidades do entorno do parque Municipal da Ilha de Mosqueiro, IN, Conservação e desenvolvimento no estuário e litoral amazônico / Luis E. Aragon( Org.) – Belém: UFPA/ NAEA, 2003.
4-                 Cabral, E.R; Dias. J.S.; Gomes, S.C. Gestão Ambiental em Espaços de Lazer e Turismo: As praias urbanas da amazônia brasileira. in.: Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 7(2), pp. 254-272, abr-jun, 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/download/3102/2039. Acesso em:10
5-                 CARDOSO, Maria da Paz. A. Ilha de Mosqueiro: Cenário de lutas amazônicas na trilha de sua sobrevivência. Belém: UFPa, CSE.Curso de Serviço Social, 2000.
6-                 Chagas Silva, Isabelle Maria. REDE QUE PESCA GENTE: O CASO DA COMUNIDADE CAJUEIRO NA ILHA DE MOSQUEIRO/PA. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, como requisito para obtenção do título de Mestre. Belém, Pará, 2015. Disponível em: http://www.ppgeap.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/dissertacoes/2015/PPGEAP_Dissertacao_ISABELLE%20MARIA%20DAS%20CHAGAS%20SILVA.pdf
7-                 FURTADO, Ana Maria Medeiro e JUNIOR, Oscar Costa e Silva. Impactos Ambientais do Desmatamento e Expansão Urbana na Ilha do Mosqueiro (Belém – Pará – Brasil), Universidade Federal do Pará, 2009.
8-                 Viana, Ivan Gomes da Silva. Estrutura e fisiologia da paisagem da praia do Areião, Ilha de Mosqueiro (Belém-PA) / Ivan Gomes da Silva Viana. -2013. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), como requisito final para obtenção do título de mestre em Geografia. Disponível em:
9-                 Lei Nº 8.655, de 30 de julho de 2008. Dispõem sobre o Plano Diretor do Município de Belém, e dá outras providências.
10-             VENTURIERI, A. Avaliação da Dinâmica da Paisagem da Ilha do Mosqueiro, Município de Belém, Pará. Anais IX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Santos, Brasil, 11-18 setembro 1998, INPE, p. 247-256.
11-             SALES, Gil Mendes. Ecologia da Paisagem da Ilha do Mosqueiro, NE do Estado do Pará, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará, 2005.
12-             NASCIMENTO, E.C.P. Avaliação dos impactos ambientais da região costeira da ilha de Mosqueiro-Pa devido a ação antrópica. 2009. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil, Universidade da Amazônia, Belém-Pará, 2009.
13-             SILVA, Isabelle Maria das Chagas ; CAÑETE, Voyner Ravena. Conhecimento tradicional e a pesca artesanal na comunidade Cajueiro-Mosqueiro/PA. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 10, Nº 3 de 2015. Disponível em: http://www.abaagroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/download/19149/12108.

14-             Silva Júnior, Antônio Sérgio Saraiva. Redes técnicas, turismo e desenvolvimento sócio-espacial na Ilha do Mosqueiro - Belém-PA. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Belém, 2007.
15-             PALHETA, Edney Smith de Moraes. Estudo da compartimentação e arcabouço neotectônico da Ilha de Mosqueiro - Pará empregado no conhecimento hídrico subterrâneo. 2008. 241 f. Tese (Doutorado em Geologia e Geoquímica)-Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.




16-             LEÃO, Pedro da Silva. ILHA DE MOSQUEIRO: Práticas de Pesca Sustentável numa Comunidade Tradicional da Amazônia – Estudo de Caso. 2011.92 p. Trabalho de Conclusão de Curso, Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, Universidade Norte do Paraná, Belém-Pará, 2011.
Banco  de dados do  grupo de pesquisa Desenvolvimento e Sociedade GPDESO - CNPQ/UFRPE
17-             LEÃO, Pedro da Silva. DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA BACIA DO RIO CAJUEIRO, MOSQUEIRO, BELÉM, PA, BRASIL. Monografia apresentada ao Curso de Pós-Graduação Lato Senso a Distância do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará – UFPA, em cumprimento às exigências para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Manejo Integrado dos Recursos Hídricos. Belém-PA, Março, 2016. Disponível em: https://www.slideshare.net/Pedrosleao/degradao-ambiental-a-percepo-dos-moradores-da-bacia-do-rio-cajueiro-mosqueiro-belm-pa-brasil-66534827


18-             Oesselmann, Dirk. Encontro transculturais: sua importância para pensar e agir democrático de educadores(as) numa comparação internacional / Dirk Oesselmann  e  Maria Lúcia Gaspar  Garcia  (Orgs.). – Belém: Unama, 2010.

LIVRO ENCONTROS TRANSCULTURAIS EM PDF.pmd - Unama

19-             MARIA AUGUSTA FREITAS COSTA. REDE TURÍSTICA E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL: UMA ANÁLISE DA ILHA DE MOSQUEIRO, BELÉM/PA.Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará como requisito à obtenção do título de Mestre, Belém/PA, 2007.

20-             Rosevany Mendonça Valente; Edson de Jesus Antunes Corrêa. A MOEDA SOCIAL DA ILHA: ESTRATÉGIA DE CIRCULAÇÃO DO “MOQUEIO” DO BANCO TUPINAMBÁ EM BELÉM-PA.
21-             A PESCA ARTESANAL DA FROTA DE MOSQUEIRO (BELÉM– PARÁ) E O USO DO AMBIENTE PELA DOURADA (Brachyplatystomarousseauxii - Castelnau, 1855). Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Pará, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amazônia Oriental e da Universidade Federal Rural da Amazônia, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciência Animal. Área de concentração: Produção Animal. Belém/PA, 2007.
22-             Jeferson Miranda CostaI. Pteridófitas (Lycophyta e Monilophyta) da Ilha de Mosqueiro, município de Belém,estado do Pará, Brasil. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciências Naturais, Belém, v. 2, n. 3, p. 45-55, set-dez. 2007.

23-             Iranilda Silva Moraes; Soraia de Fátima da Cruz Oliveira. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL NA PRAIA DO FAROL, ILHA DE MOSQUEIRO: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SEUS FREQUENTADORES. 
24-             Maria Augusta Freitas Costa; Maria Goretti da Costa Tavares. O natural e o Humano na Trilha do Ecoturismo: notas sobre a Ilha de Mosqueiro, Belém/PA. III ENCONTRO DA ANPPAS, 23 A 26 DE MAIO DE 2006 , BRASÍLIA – DF.
25-             MATOS, Ariana Kelly Mota Gemaque; ROSA, Leonilde dos Santo; SILVA, Rafaella F. Damasceno1; PIRES, Helaine Cristine Gonçalves ; BALIEIRO, Eliane Costa ;VIEIRA, Thiago Almeida. Morfometria de Cachos, Frutos e Sementes de Attalea maripa (Aubl.) Mart: uma Espécie Nativa da Amazônia com Potencial para Produção de Biodiesel. Rev. Bras. De Agroecologia/nov. 2009 Vol. 4 No. 2.
26-             Helena Doris de Almeida B. Quaresma et al. POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DE RECURSOS FLORESTAIS: O CASO DO PARQUE AMBIENTAL DA ILHA DO MOSQUEIRO, BELÉM/PA. SEMINÁRIO INTERNACIONAL - AMAZÔNIA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO, NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - 35 ANOS, Universidade Federal do Pará, 9 a 11 de dezembro de 2008, Belém - Pará – Brasil.

27-             Maria Goretti da Costa Tavares et al. Turismo e desenvolvimento local em uma ilha fluvial na Região Metropolitana de Belém: o caso da ilha de Mosqueiro na Amazônia brasileira. Rev. Univ. Geogr. v.16 n.1, Bahía Blanca, 2007.

28-             Mauro FROES MEYER et al. AVALIAÇÃO DE VIABILIDADE AMBIENTAL, TÉCNICA E ECONÔMICA DA ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE AREIA DE ALUVIÃO NA ILHA DE MOSQUEIRO - DISTRITO DE BELÉM – PA. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, João Pessoa – PB – 2007.
29-             MORAES, I. S. & Oliveira, S.F.C. Avaliação da Qualidade Ambiental na Praia do Farol, Ilha de Mosqueiro: um estudo a partir da percepção de seus frequentadores. VI Encontro nacional dos Geógrafos, AGB, ENG-2010. http://www.agb.org.br/evento/download.php?idTrabalho=52.
30-             NASCIMENTO, E. C. P. Avaliação dos Impactos Ambientais da Região Costeira da Ilha de Mosqueiro - Pará devido à ação antrópica. 2009. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil, Universidade da Amazônia, Belém-Pará, 2009.
31-              PINHEIRO, L. T. et. al. Impactos Ambientais nos Rios Pratiquara e Murubira: principais canais estuarinos da Ilha de Mosqueiro/Pará. In.: Traços: Revista do Centro De Ciências Exatas e Tecnologia - Belém: UNAMA, V. 13, N. 28, 2011.p.121. Http://Www.Unama.Br/Editoraunama/Attachments/Article/140/Revista_Tracos_V13_N28_Dez_2011.Pdf.
32-             Zoneamento Econômico e Ambiental nas Ilhas do entorno de Belém. Cartilha. Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), 2012, Belém-PA. Disponível em:

33-Lanalice Rodrigues Ferreira; Ana Cláudia Tavares-Martins. Química e etnofarmacologia de plantas místicas em uma comunidade amazônica. http://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/292

34- https://tabuademares.com/br/para/ilha-do-mosqueiro#_mares



Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.