17/06 - Dia de Combate à Desertificação



No Espírito Santo, municípios do norte e noroeste sofrem fenômeno que ocorre na Bacia do Rio Doce, principalmente por conta do processo produtivo da Aracruz Celulose.
O Dia Mundial de Combate à Desertificação nesta segunda-feira (16) foi lembrado quando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, entregou certificados a representantes de projetos reconhecidos pelo programa Dryland Champions, da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), por reconhecer indivíduos, organizações e empresas cujas ações, iniciativas ou projetos promovam a gestão sustentável do solo e o combate à desertificação e à seca. A data oficial, instituída pela UNCCD é o dia 17 de junho, entretanto, o evento foi antecipado em decorrência da copa do mundo.
Estavão presentes na cerimônia o representante da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) junto à UNCCD e à Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), José Procópio Lucena; o secretário de Meio Ambiente do Sergipe, Genival Nunes; e o prefeito do município de Irauçuba (CE), José Elisnaldo Mota Pinto. O município de Irauçuba foi o primeiro no Brasil a ter uma política municipal de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca, e o estado de Sergipe tem um plano estadual de combate à desertificação, que inclui dentre várias propostas a realização de diagnóstico florestal, o ordenamento ambiental em assentamentos e o inventário florestal.

A UNCCD foi assinada em Paris, na França, no ano de 1944, e foi ratificada no Brasil em 1997. Como consta no documento, a desertificação é a raiz de problemas políticos e socioeconômicos, como a pobreza, a segurança alimentar e as precárias condições de vida das populações mais vulneráveis, além de ser um fenômeno que compromete o equilíbrio ambiental do planeta. O acordo apresenta o papel da sociedade civil como fundamental no combate à desertificação.

A desertificação é um processo destrutivo causado pela intensa exploração e exaustão dos recursos naturais (como a água, o solo e a vegetação), tornando insustentável a vida na região acometida. O processo de devastação provoca, também, uma intensa migração dos povos atingidos pela desertificação em direção a locais habitáveis. 

Em solo capixaba, a desertificação foi constatada e classificada pelo cientista Augusto Ruschi (1915-1986), que já previa as consequências da derrubada da floresta do Rio Doce, ao norte do Estado. A previsão foi publicada no Jornal do Brasil, em 1977, em reportagem de Rogério Medeiros. Já naquela época, Ruschi sinalizava a secura do Rio Doce e a desertificação que acomete até a atualiadade 22 municípios banhados pela bacia.

Na época, meados da década de 1970, uma população de pomeranos, de pele clara e fina, que vivia no então município de Nova Venécia, nas vilas Pavão e Praça Rica, foi atingida pelas doenças fotodermatose e câncer de pele. Os médicos Douglas Pupin, à época, chefe da cadeira de Dermatologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Antônio Ayres, apontaram  as condições ecológicas da região que o desmatamento transformou em um deserto. A floresta que cobria a região, como lembra a reportagem, foi inteiramente devastada nos 10 anos anteriores.

Em outubro de 2005, o Panorama sobre a Desertificação no Estado do Espírito Santo, publicação do MMA, evidenciou a ocupação intensa do monocultivo de eucalipto nas regiões que sofrem o processo de desertificação ao norte do Estado. O crédito direcionado ao fomento florestal do eucalipto, inclusive, foi apontado como um problema na contramão de uma solução que seria a ampliação sustentável da capacidade produtiva.

O documento apontou, ainda, como proposta de solução para o desmatamento desordenado, o impedimento de aquisição de terras por empresas que fazem o plantio intensivo de eucalipto. No Estado, incentivam os plantios de eucalipto as empresas a Aracruz Celulose (Fibria) e Suzano Papel e Celulose.

Estudos recentes realizados pela Associação dos Geógrafos do Brasil no Estado (AGB-ES) e Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) apontam que o consumo diário de água para produção de celulose é de 248 mil metros cúbicos, o suficiente para abastecer uma cidade de 2,5 milhões de habitantes, número equivalente à população da região metropolitana de Vitória. A empresa não paga nada por isso.

No documento de Proposta de Instituição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce, aponta-se que na zona rural banhada pelo rio existem vastas áreas em estado avançado de desertificação e, além disso, há lagoas eutrofizadas, nascentes desprotegidas e processos erosivos na região que teve mais de 90% de sua cobertura vegetal original extinta. Somente a região do médio rio Doce, entre os municípios mineiros de Tumiritinga e Aimorés, perdeu cerca de 40% da população entre as décadas de 1970 e 1980, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O documento do comitê de bacia também registra a transposição das águas do Rio Doce feita para abastecer a indústria da Aracruz Celulose, no Espírito Santo, onde o rio representa o maior manancial de água doce, e aponta que os poluentes lançados pela fábrica de celulose ao rio causam sérios danos ambientais ao seu estuário, uma região de desova de tartarugas marinhas, monitorada pelo projeto Tamar. A Aracruz também é acusada de grilagem de terras públicas e de usurpação de territórios tradicionais para expandir seus latifúndios.
____


 DESERTIFICAÇÃO NO BRASIL

No Brasil a área mais atingida pela desertificação é a região do nordeste, embora existam áreas no Rio Grande do Sul (Alegrete), Paraná,
São Paulo e região do Centro-Oeste brasileiro que possuem locais em processos de desertificações. Entretanto, é no nordeste que a desertificação é muito mais preocupante. Existem no nordeste brasileiro, quatro núcleos de desertificação muito graves: No Piauí (Gilbués), Ceará (Irauçuba), Rio Grande do Norte (Seridó) e Pernambuco (Cabrodó).

Enquanto nas regiões do Paraná e São Paulo as desertificações têm sido provocados pelo desmatamento, pecuária de pastoreio intensivo e agricultura igualmente intensiva com larga utilização de fertilizantes e agrotóxicos, que provocam muitas erosões, além do pisoteamento do solo pelas patas do gado, etc... no nordeste brasileiro as causas das degradações ambientais são em grande parte oriundas das condições climáticas e combinações de solos porosos (arenosos, que absorvem água com extrema facilidade, mas não as retém) com grande evaporação.


Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.