Maré ultrapassa muro e inunda avenida de Mosqueiro


A maré ultrapassou a altura do muro da orla do Marahú, em Mosqueiro. A população já sabia que o nível das águas seria alto, mas ninguém esperava o resultado. A avenida Beira-Mar ficou com trechos alagados, isolando alguns moradores. O tráfego de veículos também foi alterado, já que as lagoas formadas no leito da pista ficaram profundas. O paisagismo recém implantado foi destruído.
O comerciante Fabrício Lima registrou a situação em que a via ficou. Ele mora na Beira-Mar, mas num trecho que não ficou alagado. Destaca que há um risco para motociclistas: alguns estão indo pela praia ou por cima do muro para escapar dos trechos inundados. E adianta que há uma certa preocupação, entre moradores locais, por níveis de maré ainda mais elevados até quinta-feira (21).
"Geralmente, as marés de Mosqueiro são 4,3 metros ou 4,5. Entre 8h e 8h45 desta segunda-feira, a maré chegou no nível mais alto e foi quando a água ultrapassou o muro. Deve ter sido, aproximadamente, uns cinco metros. Há previsão de que entre quarta e quinta haja a maré mais alta, chegando a 6,9 metros. Será o maior teste para esse novo muro. Pelo menos nessa maré de hoje aguentou", comenta Fabrício.
Na avaliação do comerciante, as "piscinas" se forma na avenida Beira-Mar porque a via está num nível mais baixo que o muro e está sem sistema de drenagem. Lamentou pelo paisagismo recente e já destruído. 
Em nota, a Prefeitura de Belém informa que "...não houve nenhum abalo no muro de contenção da praia do Marahú. O que ocorre é que, em alguns pontos, a maré alta ultrapassou a altura do muro e se acumulou em parte da orla".
"O paisagismo da praia do Marahú é uma compensação ambiental feita pela empresa licitada que está construindo o muro, sem custo para a prefeitura. A cada árvore retirada, três foram plantadas na área", completou a prefeitura.
As chuvas têm sido intensas em todo o estado, como aponta o Segundo Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (2º Disme / Inmet). Pelo menos até sábado, devem continuar, de moderadas a fortes, sem hora para caírem. Isso pode ter influenciado as marés em Mosqueiro.
Fonte: O Liberal
Foto: Fabrício Lima / Arquivo Pessoal
http://www.portalparanews.com.br/noticia/pa/mosqueiro/cidades/mare-ultrapassa-muro-e-inunda-avenida-de-mosqueiro

Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.