Trilha Ecológica Sítio Pratiguara - Ilha de Mosqueiro Pará



 A Ilha de Mosqueiro é conhecida por suas praias de rios com ondas, únicas no mundo. A ilha tem outros atrativos. Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, próximo da capital, Belém, com boa infraestrutura. Uma das opções é o Sítio Pratiguara. Localizado em frente ao rio Pratiguara, um local com lindas paisagens.
O ponto de partida é o porto do Pelé, em Mosqueiro, próximo ao centro, aproximadamente 30 minutos de barco você chega ao sítio. O dono seu Nonato, por sinal muito receptivo, espera os visitantes e aventureiros, ajuda no desembarque no trapiche que é sustentado por garrafas pet.
Você pode fazer a trilha ecológica com ou sem guia, eu aconselho, a primeira visita com guia, pois, durante duas horas de trekking, você conhece e observa um rico ecosistema, espécies de animais e vegetais típicos da região, arvore nativas como seringueira, andiroba, palmeira, ingá, entre outros, comentado pelo guia suas utilidades e usos, muitas vezes medicinais, o visitante tem a oportunidade de conhecer as plantações de açai (como é a colheita do fruto) e cupuaçu. 
A trilha considerada de grau leve, tem momentos de mata fechada, característica da região, com vegetação e floresta densa que é necessário se abaixar e afastar alguns galhos em busca de espaços mais abertos também e preciso ter equilíbrio para passar por pontes estreitas feitas com palmeira de açai. Determinados horários os trilheiros é possivel ver animais como pássaros e peixes um momento de turismo contemplativo, uma máquina fotográfica e binóculo é indispensável. Uma área de mangue também faz parte da trilha
No final da trilha, para restabelecer as energias o sítio possui um redário; deck flutuante; pedalinho; canoas; um refrescante banho de ígarapé; além do artesanato feito na ilha. O almoço é oferecido á comida regional, peixes e outras iguarias.  Se você guiser pernoitar tem local para barraca de camping. Á aventura estará completa!!
Para visitar o Sítio Pratiguara é necessário agendamento por uma
empresa de turismo atrativaturismo@hotmail.com (91) 30313099 - 82043501 ou pelo e-mail
sitiopratiguara@yahoo.com.br
Fonte:
http://clubemochileiroaventura.blogspot.com.br/2011/10/trilha-ecologica-sitio-pratiguara-ilha.html

Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.