Peixes ornamentais da Amazônia




Tetra (Neon) Cardinal – Paracheirodon axelrodi
Uma das nossas maiores riquezas amazônica é sem dúvida a nossa rica fauna.  Quando se fala de Peixes Ornamentais, subitamente vem na memória a região de Barcelos, no Amazonas, por ser uma das mais ricas do planeta em peixes ornamentais. Os peixes ornamentais que são capturadas lá , já ganharam o mundo.
A produção de peixes ornamentais é considerada um dos setores mais lucrativos da piscicultura. Nos países onde foi recentemente introduzida, ela rapidamente expandiu-se, dado o crescente aumento da demanda mundial. No Brasil, a criação comercial de peixes ornamentais é uma atividade relativamente recente.
O Brasil exporta cerca de 20 milhões de peixes ornamentais de água doce, por ano, gerando receitas da ordem de 4 milhões de dólares, sendo que mais de 90% desses peixes são de espécies capturadas no Pará e no Amazonas. O peixe ornamental mais popular é o tetra cardinal (Paracheirodon axelrodi), da Região Norte, que alcançou a marca de 18,3 milhões de unidades exportadas.
 

(Foto: Henrique Lazzarotto-Instituto Mamiraúa/Divulgação)

O Acará-disco , também não fica atrás, ele é uma das ‘estrelas’ da Amazônia. Na reserva de Amanã, a coleta é acompanhada de estudos científicos para causar pouco impacto sobre a natureza.  Em Barcelos, existe inclusive o Festival do Peixe Ornamental, que acontece em janeiro onde os dois protagonistas são o Acará-Disco e o Cardinal, eles disputam o prêmio “O rei das águas”. Acará-disco é uma das ‘estrelas’ da Amazônia.

Tetra Cardinal, Neon Cardinal, NeonParacheirodon axelrodi

É, de longe, o mais popular. Por ser pequeno, bonito e fácil de criar, ganhou a preferência de aquaristas ao redor do planeta. Tem um parente muito parecido com ele, o neon verde (Paracheirodon simulans) que também está entre os mais populares da Amazônia.

Tetra Cardinal, Neon Cardinal, NeonParacheirodon axelrodi


Paracheirodon simulans – Green Neon Tetra
Limpa-vidros / Otocinclus affinis e Otocinclus vittatus
 
Pequenos, são muito procurados por seus serviços de “higienização” nos aquários


Limpa-vidros / Otocinclus affinis e Otocinclus vittatus

Rodóstomus, rodóstomus falso / Hemigrammus bleheri

Chamam a atenção pela cabeça vermelha e pelo rabo listrado.
 

Coridora, limpa-fundo / Corydoras sp

Simpáticas e pacíficas, adoram comer uma minhoca. 

Coridora, limpa-fundo / Corydoras sp
(Foto: Wikimedia Commons)

Peixe-borboleta / Carnegiella strigata

Faz jus ao nome, e literalmente voa para fora do aquário se uma tampa não for colocada


Peixe-borboleta / Carnegiella strigata
(Foto: Wikimedia Commons)

Fonte:

Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.