Operação de combate ao desmatamento apreende mais uma carga de madeira ilegal


Trator, motosserra e quase 78 metros cúbicos de madeira foram aprendidos no último sábado (23), durante mais uma etapa da Operação “Pé ybyrá” (em Tupi, caminho/estrada da madeira), referência ao local de ação das equipes, que estão concentradas ao longo da Rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá), em trechos dos municípios de Novo Progresso, Altamira e Itaituba.
“A madeira estava em um pátio e, provavelmente, seria encaminhada ao distrito de Castelo dos Sonhos (município de Altamira). Agora, a carga e os materiais apreendidos vão ficar em posse do Estado”, informou o fiscal Marco Aurélio Xavier.
A operação foi iniciada na semana passada, e até agora as equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Comando de Polícia Ambiental (CPA), da Polícia Militar, já apreenderam uma pistola 380, uma espingarda, um radiocomunicador, dois tratores esteira e seis motosserras.
Com a carga de apreendida no sábado, o total de madeira ilegal já encontrado sobe para 96 metros cúbicos, sendo 38 toras da espécie Acapu, cuja exploração é proibida por lei. A carga, equivalente a 18,2 m³, pode ser leiloada ou doada. Três acampamentos clandestinos foram destruídos pelas equipes.
Embargo – Após o monitoramento realizado via satélite e a confirmação em campo, a Semas já embargou uma área de cerca de 10 mil hectares por desmatamento ilegal na região de abrangência da operação.
As propriedades serão incluídas na Lista do Desmatamento Ilegal do Estado do Pará (LDI), e ficará vedada a concessão de licenças, autorizações, serviços ou qualquer outro tipo de benefício ou incentivo público por órgãos e entidades da administração pública estadual aos empreendimentos e atividades situadas nas áreas divulgadas na LDI (Decreto Estadual 838/2013), até a retirada da listagem, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
__________


Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.