O ANIVALDO É O VICE

10/06/2010

Blog da professora Edilza Fontes
O presidente do PT, João Batista, me confirmou ontem que o Anivaldo Vale do PR, será o vice da governadora Ana Julia e, que o anuncio oficial será ainda por estes dias. As conversas estavam sendo feitas, e o PR resolveu coligar logo, para poder fazer as negociações também com mais tempo, em relação a novos espaços no governo. O PR pautou a Secretária de Transporte, mas ainda não foi batido o martelo. Uma coisa foi definida, que o PR terá aumentado sua participação no governo. A governadora pediu mais um tempo para dar a resposta.

O vice prefeito de Belém, comunicou que fez várias consultas para prefeitos da legenda, e que houve uma grande aceitação para aliança com o PT.

O PTB ainda não fechou o acordo, mas está conversando, e segundo João Batista, provavelmente após o dia 15 de junho, deverá também compor com o PT. O presidente entende que o prefeito Duciomar Costa espera o resultado do julgamento, do pedido de cassação do seu diploma de prefeito e do seu vice, para poder afinar a composição com maior desembaraço. Mas já há, o aceno da bancada do PTB para aceitar a composição com o PT.

O PDT também deve anunciar a adesão á candidatura do PT ainda por estes dias, faltando detalhes de composição, segundo o presidente.

Quanto ao DEM, não percebi qualquer possibilidade de composição.

Sobre as composições de chapa proporcionais, o presidente me declarou, que provavelmente o PT deve sair só para chapa de deputado federal e, está procurando ampliar internamente sua chapa com novos membros. Para chapa de deputado estadual a composição deverá ser com um partido pequeno, mas ainda não está fechado.

O que se observa é que as alianças estão se fechando, e o jogo possível está sendo feito, e o PT esta aglutinando o que estava disperso e, mais uma vez, a minha tese que o deputado Juvenil não aglutinou as oposições, que por um tempo ameaçaram sair fora da aliança com o PT, hoje voltam para composição.

Quando digo que havia uma articulação forte para compor. Ela se baseou na postura dos partidos na negociação para aprovação do empréstimo dos 366 milhões.

Quando o PMDB fecha com a candidatura do Juvenil, e lança sua candidatura sem consulta ao PR e PTB, estes se vêm descompromissados e se reaglutinam.

pelo menos a nível de composição partidária, o PT demonstra ter feito as coligações necessárias para não ficar no isolamento, e o acréscimo da composição com o PR lhe vale o acréscimo da composição possível.

Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.