ESPORTES DE VERÃO NA ILHA DE MOSQUEIRO


Triathlon
O Sesc Belém vem promovendo todo inicio de Verão, na Praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro, o  Sesc – Triathlon, Etapa Belém. Com diversas categorias, o triathlon consiste em uma prova que reune as modalidades natação, corrida e ciclismo. O objetivo é incentivar a prática do esporte no setor comerciário e na população em geral.
Três modalidades juntas e ininterruptas formam o triathlon, uma prova que exige excelente preparo físico de um atleta, além de dedicação e força de vontade. O objetivo é percorrer 1500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida sendo um atleta de Elite ou um Amador Olímpico, e 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida sendo um atleta amador.


Corrida de Rua
Corrida é uma competição de velocidade. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se apliquem.
Todos os anos acontecem a Corrida de Verão de Mosqueiro. Este ano acontecerá no dia 15 de julho (domingo) com inscrições até  dia 13, ou até as 300 vagas serem preenchidas. Como nos anos anteriores, a competição será realizada em parceria com a Federação Paraense de Atletismo (FPA) e vai dar um total de R$ 5.800 para os melhores corredores.
A prova conta com dois percursos, o primeiro, de 5km, para corredores de 13 a 17 anos e outro para o público adulto, composto por 11km. As duas corridas terminam no Caramanchão, na praia do Chapéu Virado.

Surfe ou surf (do inglês surf)
 E uma prática desportiva marítimo, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas desportos radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, denominada prancha de surfe, à medida que esta onda se desloca em direção à praia.
Este esporte é praticado nas águas doces da ilha que banham as praias, sobretudo nos momentos de ventos e ondas fortes que favoráveis ao esporte. È comum esta prática no Murahú e Praia Grande da Baia do Sol.


 Parapente (paraglider em inglês)
É semelhante a um paraquedas pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspensos. O voovoo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição onde é considerado esporte radical. de parapente é uma modalidade de
Enquanto que o paraquedista se limita "passivamente" a diminuir os riscos de uma aterragem violenta, o parapentista tem um voo dinâmico, onde o piloto controla sua não só a 100% a sua descida como em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes pode manter-se a voar por períodos longos além de poder escolher a direcção para onde quer ir.
Este esporte sempre está presente na área da praia do Chapéu Virado.


 Windsurf, windsurfe ou prancha à vela
 É uma modalidade olímpica de vela. No mundo, o Havaí, Ilhas Canárias e praias do Caribe são considerados ótimos lugares para a prática do windsurfe. É praticado com uma prancha idêntica à prancha de surfe e com uma vela entre 2 e 5 metros de altura. Consiste em planar sobre a água utilizando a força do vento.
Na ilha de Mosqueiro este esporte ocorre nas águas do Farol, Chapéu Virado ou Murubira.



Canoagem Tradicional
A Canoagem Tradicional é uma atividade praticada em diversas comunidades ribeirinhas existentes no Brasil. São povos que fizeram e fazem a história deste país, como os caboclos, indígenas, quilombolas, pantaneiros, entre muitos outros povos que se utilizam de canoas de madeiras para o suprimento e transporte de suas necessidades cotidianas.
A utilização das canoas de madeiras é o meio de locomoção, rentabilidade e sustento de uma porcentagem bastante significativa de vários povoados brasileiros. Eventos dessa natureza, além possuírem financiamento previsto no art. 7º III da Lei 9.615/98, se fazem necessários e eficazes para a descoberta de novos talentos nacionais para o esporte de alto rendimento e contribuem diretamente para a valorização cultural e alta estima de nossas comunidades ribeirinhas.
Cada vez mais esta atividade se vê valorizada pelas potencialidades da ilha. A canoagem tradicional já foi atividade de competição na área da Fazendinha (Baia do Sol) e nas denominadas ilhas, como as Comunidades do Rio Pratiquara e do Mari-Mari.


Kitewave
O kitewave é a modalidade que mais cresce no mundo do kite, muitos atletas do surf, windsurf estão entrando com tudo nesse novo esporte. Com o uso da "pipa" kite a pessoa pode surfar em pouco tempo um número gigante de ondas, sem precisar remar, enfrentar qualquer crowd ou disputas de ondas.
O kitewave foi criado no Hawai, quando o vento forte entrava, mar ficava com formacao prejudicada e correnteza forte, os surfistas não consiguiam pegar ondas. Assim, precisavam de um meio de propunsão para vencer esses obstáculos e com estudos baseados no wind surf e no parapente surgiu o kite.
Mosqueiro faz parte do circuito nacional de kitewave.  



Fonte:
panoramio.com
canoagem.org.br





Postagens mais visitadas deste blog

Flores da Amazônia

FRUTAS DO PARÁ

FUNÇÕES AMBIENTAIS DAS MACRÓFITAS AQUÁTICAS.